quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dores musculares

Quem nunca se sentiu "travado" logo após ou no dia seguinte de uma sessão de exercícios na academia, de um jogo de futebol com os amigos no fim de semana ou ate mesmo de passar o dia brincando com seu filho?

Essas dores musculares são estudadas pela ciência há tempos e escutamos muito dizer que estão associadas ao acumulo de ácido láctico, porém estudos comprovam que o acúmulo de ácido láctico ocorre somente em esforços físicos mais intensos.

No entanto que quando fazemos um esforço muito grande e sentimos aquele desconforto muscular forte logo após a primeira hora é sinal que o acumulo de ácido láctico é grande, depois disso a dor vai sumindo aos poucos, diferentemente daquela dor que sentimos durante todo o dia seguinte depois de fazer determinada atividade física.

Na verdade quando fazemos exercícios físicos intensos micro-lesões musculares são provocadas e isso faz com que algumas substancias no nosso organismo seja liberadas, que são o caso das prostaglandinas, que na verdade são as grandes causadoras da sensação de dor pós-exercicio.

Thiago Arias

Nenhum comentário:

Postar um comentário