sábado, 30 de janeiro de 2010

Ahhhhh!!! O verão!


Quando lembramos do verão logo temos a idéia de momentos de férias, prazerosos e de dias mais longos devido ao horário de verão.
É uma estação onde permite realizar atividades que ao longo do ano não conseguimos.
E nada mais convidativo do que o sol para fazermos atividade física ao ar livre.
Para as pessoas que moram no litoral e podem desfrutar de esportes aquáticos ou ate mesmo uma corridinha na praia, o verão proporciona o clima perfeito, mas devemos tomar alguns cuidados típicos para aproveitar ao máximo a estação e continuar o ano com muita disposição e saúde.
Uma delas é a temperatura, sabemos que no verão a elevação de temperatura é muito forte, podendo chegar acima dos 40 graus.
Pra quem pretende se exercitar nesta época precisa ficar ligado no horário de prática de sua atividade, é sempre aconselhável que se exercitem de manhã até as 09:30hr e somente no fim de tarde depois das 17:30hrs, horário que o sol está começando a baixar.
Outro fator importante é a roupa, de preferência roupas bem leves, hoje em dia existem tecidos que ja vem com protetor solar que com o tempo de uso é liberado sobre a pele.
Existem outros que regularizam a temperatura corporal,evitem as meias grossas e de algodão, elas encharca facilmente e dificultam a respiração da pele e sempre prefira um tênis com 3 cm a mais do seu tamanho, um tamanho que fique um pouco mais solto.
Quando o tenis fica muito justo ao pé ou apertado, pode ocorrer bolhas no calcanhar, na planta dos pés ou machucar os dedos, podendo deixar a unha machucada ou até mesmo cair.
A hidratação é muito importante nesta estação, devido a temperatura corporal estar sempre elevada, o suor é eliminado com mais facilidade para equilibrar a temperatura corporal e com isso perdemos muito líquido,portanto o consumo médio de água deve ser de 1,5l a 2,5l ao dia, outra sugestão pra quem pratica atividade física nesta época são as bebidas isotônicas e água de coco.
E por último, mas não menos importante está o protetor solar que devemos usar ate mesmo quando estamos passeando nas ruas ou indo trabalhar, consulte um dermatologista para saber qual marca e tipo de bloqueador será o mais apropriado para sua pele.
Ahhhh!!!e não esqueça tambem de usar boné e óculos escuros, um bom óculos irá proteger sua vista dos raios UVB e UVA, mantendo assim a saúde de sua vista.
Agora é só curtir o verão de forma inteligente e consciente!!!
Thiago Arias

Nenhum comentário:

Postar um comentário