terça-feira, 24 de novembro de 2009

Hawaiki Nui 2009 - Brasileiros no Tahiti

Bom, acho que é ate dificil saber por onde começar falando sobre essa competição de canoas havaianas que participamos no Tahiti em Novembro deste ano.
Tudo começou com a ideia de um grupo de cariocas que gostariam de participar desta prova,mas nao tinham um grupo formado e com pessoas acostumadas a competições de longas travessias, afinal pra quem não sabe essa prova dura 3 dias e ao todo remamos 140km.
Fizeram contato conosco pelo fato de sempre nos encontramos em competições do campeonato brasileiro de canoagem havaiana e nos fizeram a proposta de formar uma equipe brasileira com cariocas e santistas então decidimos batizá-la de Bora Bora Brasil.
A competição chama-se Hawaiki Nui, é realizada no Tahiti onde são percorridos quase 140km em 3 dias de provas e fazendo travessia em 3 ilhas diferentes do arquipélago Polinésio.
No primeiro dia rema-se 45km da Ilha de Huahine ate a ilha de Raiatea, ja no segundo dia rema-se mais 26km da ilha de Raiatea ate a ilha de Tahaa e no ultimo dia com chegada triunfal ate Bora Bora com mais 59km.
Essa prova podemos comparar com o Tour de France da canoagem havaiana, é considerada a mais longa e dificil do mundo, devido as condições de mar e distância percorrida.
Ao todo são mais de 130 canoas inscritas, enquanto no Brasil no compeonato brasileiro temos de 15 a 25 canoas inscritas, a diferença é gritante.
Na polinesia a canoagem havaiana é como o futebol pra nós do Brasil, é uma questão cultural...como aqui quando crianças nossos pais nos dão de presente ainda pequenos uma bola de futebol, lá as crianças recebem um remo, a moeda da polinesia (franco polinésio) tem figuras de canoas, as pessoas não trabalham depois das 16:00hrs, esse horario estao todos na água treinando, liga-se a Tv local e é só notícia sobre este esporte.
Portanto fica dificil tentar chegar no pelotão de elite com um esporte que no Brasil existe há 9 anos.
Foi uma prova muito dificil, totalmente diferente com o que estamos acostumados a lidar aqui no nosso país, precisamos de muita resistência e principalmente muita força interior pra completar a prova.
Bom, é isso ai...e que venha Molokai em 2010!!!!
abraços
Thiago Arias

Nenhum comentário:

Postar um comentário