domingo, 13 de junho de 2010

O poder público agindo de forma benéfica na saúde da população



Trabalho no poder público ha aproximadamente 9 anos e tenho observado a necessidade que a população tem de ser orientada em questão da qualidade de vida e prevenção da saúde.


Claro que acho que o municipio deva investir em jogos e escolinhas de esportes para a população, mas acho que as pessoas estão cada vez mais preocupadas e esclarecidas em relação a saúde e bem estar.

Hoje em dia se ligarmos a televisão, folhearmos uma revista, navegarmos na internet ou mesmo batendo um papo descontraído com amigos sempre surge o assunto de que precisamos perder peso, o nivel de colesterol esta alto, devemos tomar cuidado com a hipertensão ou precisamos entrar em uma academia.


Por isso tenho a certeza de que desenvolvendo projetos voltados a conscientização da população em relação a saúde e os benefícios que a atividade física, uma alimentação balanceada, prevenção de doenças cardíacas e níveis de colesterol haverá um esclarecimento por parte dessa população e com isso uma reeducação.


Esse "braço" do poder público é muito importante, pois uma população mais saudavel rende bons frutos para a cidade.

Estou desenvolvendo um projeto que pretendo mudar a forma de pensar e ensinar de maneira prática muitas pessoas desinformadas nesta questão.


O projeto acontecerá em apenas uma semana, no primeiro dia será feita uma mesa redonda com os profissionais da área da saúde como médicos,nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e professores de Ed.Física onde serão discutidos diversos temas relacionando o benefício da atividade física em todas essas áreas.

O médico citará a importancia da atividade fisica para se evitar doenças cardíacas e hipertensão, já o nutricionista relacionará a alimentação saudável e atividade física para a perda e manutenção de peso e assim por diante.


Nos outros três próximos dias serão realizados em pontos estratégicos teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliações físicas e no último dia uma caminhada.

Mas o mais importante disso tudo será o obtenção dos dados para o ano seguinte, pois ai sim teremos a certeza de que aquela mesma população que realizou todos aqueles teste e assistiu as palestras conseguiu adquirir bons hábitos alimentares e praticar alguma atividade física.


Por isso a conscientização e a reeducação são muito importantes na prevenção de qualquer tipo doenças.


Thiago Arias


Um comentário:

  1. Aposto no seu projeto, meu amor... tenho certeza que vai contribuir muito pra população.
    Tudo que você faz é com dedicação e é por isso que vai dar tudo certo! Te amo!!!!

    ResponderExcluir