terça-feira, 20 de abril de 2010

exercícios fisicos e longevidade

Todos devem se perguntar a seguinte questão:

Mas afinal, quem tem hábitos de fazer atividade física com regularidade tem expectativas de uma vida mais longa e saudável?
Hoje em dia, observamos cada vez mais casos de indivíduos ativos que possuem grande virilidade e longevidade, é só analisar os índices de doenças cardiovasculares, hipertensos, diabéticos e câncer em indivíduos ativos e indivíduos sedentários.
O Cemafe (centro de medicina da atividade física e do esporte da universidade federal de São Paulo), possui dados que comprovam a qualidade de vida e longevidade de indivíduos ativos.
Existe um índice que pode ser considerado o principal indicador de saúde e aptidão fisica populacional, que é o consumo máximo de oxigenio.
Em uma amostragem de 300 indivíduos divididos entre sedentarios e ativos regulares de atividade física o consumo de oxigenio é cerca de 40% maior nos individuos treinados em relação aos individuos sedentarios.
Com o passar dos anos essa capacidade de consumo máximo de oxigenio decai, entretanto em individuos que se exercitavam é muito mais lento com a evolução da idade.
Essa diferença com o passar dos anos de torna tão significativa que a aptidão de um individuo treinado de 50 anos pode ser maior do que de um individuo sedentario de 20 anos.
Portanto com base nestes dados podemos afirmar que fazer exercicios regulares prolonga sim a vida e principalmente a juventude mental!
Mexa-se
Thiago Arias
Fonte: Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário