domingo, 9 de agosto de 2009

Hidratação x atividade física

Resolvi hoje falar um pouco sobre a relação da atividade física com a necessidade da hidratação antes,durante e depois da prática devido a ter sentido isso na pele...rsss.

Sabemos que durante a atividade física há uma perda de líquidos e sais minerais e dependendo da intensidade e volume que praticamos essas atividade, a perda pode ser maior ou menor, por isso devemos aumentar a ingestão de líquidos como água e isotônicos para não interferir na performance ou na prática da mesma.

Dependendo da atividade física que praticamos temos uma perda de 1 a 2 litros de líquidos por hora.Se esses líquidos não forem repostos poderá acarretar em um princípio de desidratação que antecede a sede, perda de peso e consequentemente uma perda de rendimento.
Geralmente quando as pessoas dizem que quando sentimos sede é porque ja estamos em processo de desidratação, isso não é história dos nossos avós não, é que realmente estamos necessitando de uma reposição rápida de líquidos, quer seja água ou algum isotõnico de sua preferencia, por isso nunca espere ter sede para se hidratar, pode ser um mau sinal.

Geralmente podemos medir a gravidade da desidratação pelo nosso peso corporal, funciona da seguinte maneira:
Perda de 2% do peso corporal = sede
Perda de 4% do peso corporal = diminuição de desempenho
Perda de 7% do peso corporal = há compretimento plásmatico
Perda de 9% do peso corporal = comprometimento de função vital
Perda de 10% do peso corporal = risco de morte

Portanto, a hidratação não é brincadeira, não espere ter sede pra se hidratar!!!

Thiago Árias

Nenhum comentário:

Postar um comentário