Escutamos muito falar que o bom resultado de um programa de exercícios esta aliado a boa alimentação e ao descanso.
Mas ate que ponto o descanso é um fator importante dentro de um plano de treinamento?
A relação entre a prática de exercícios físicos e as condições de sono, ja foram objetos de vários trabalhos científicos.
Constatou-se que existe uma série de benefícios fisiológicos adquiridos com a prática regular de exercicios físicos que fazem com que a qualidade de sono e o tempo de recuperação do nosso organismo melhore muito.
Uma das principais causas de quem sofre de insonia é a preocupação e a ansiedade, com a atividade fisica existe uma liberação de endorfina que é um dos agentes neurotransmissores responsaveis pelo efeito antiansiedade dos exercicios.
Devido a intensidade do treino a necessidade do sono e do descanso aumenta tambem.
Outra questão muito importante refere-se a atividade física no período noturno.Afinal, quem pratica atividade física a noite consegue ter uma boa noite de sono ou pode correr o risco de desenvolver insônia.
Isso tudo depende muito, imaginem-se só: geralmente assistimos partidas de futebol nas quartas-feiras a noite, o jogo costuma encerrar tarde, para nós torcedores ja fica dificil dormir. imaginem só para os jogadores.
Um recente trabalho foi publicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, onde um grupo de ciclistas foi estudado quantos as condições de sono e após 3 horas de exercicios exaustivos na bicicleta eles "desmaiavam" de sono, comprovando-se que mesmo um exercício exaustivo sem STRESS não causará nenhum dano ao sono, o grande inimigo do sono sem duvida é a ansiedade e o stress.
Thiago Arias
Nenhum comentário:
Postar um comentário