segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

fascite plantar



Já ouviram falar em fascite plantar?

Provavelmente as pessoas que praticam atividade física como caminhada e corrida escutam este termo com mais frequência.A fascite plantar é uma inflamação da fascia plantar que fica localizada na planta dos nossos pés.

A dor se caracteriza por microtraumatismos de repetição, as forças de tração durante a caminhada ou corrida,ou ate em pessoas acima do peso que costumam ficar muito tempo em pé acabam levando a fascia plantar a um processo inflamatório.

Provavelmente as causas para o desenvolvimento desta fascite plantar seja ocasionada por pessoas que façam corridas de longas distancias, obesidade, permanecer por longos períodos em pé e calçados inadequados a cada tipo de pé.

Imaginem que a fáscia é uma faixa de tecido fibroso que firme que liga o calcâneo a base dos dedos dos pés e sua função é reduzir a compressão das artérias e nervos plantares e digitais e auxilia no retorno venoso.

A forma de tratamento da fascite plantar seria basicamente o repouso,alongamento de panturrilha, exercícios com bolas de tênis onde são realizados movimentos circulares e de vai e vem com a planta do pé, faixas para alongamentos, o uso de palmilhas ortopédicas também é recomendado nesse caso, pois alivia o contato com o solo.

Como em tudo precisamos prevenir para não ter que remediar.No caso de prevenção seria interessante sempre alongar membros inferiores, independente de se fazer atividade física ou não, pois como ja viram ate em pessoas sedentárias a fascite plantar pode se desenvolver.E claro, manter uma rotina de exercicios físicos e usar o calçado adequado a sua pisada.

Ate breve,

Thiago Arias

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Promessas e objetivos.


Todos nós sabemos da importância e dos benefícios que a atividade física traz a nossa saúde e bem estar.
Como em todo começo de ano,prometemos a nós mesmos mudar alguns hábitos em nossas vidas como parar de fumar, ser mais paciente, pensar mais em nossa própria saúde ou poupar um pouco mais.Mas será que conseguimos cumprir esses objetivos?

Sempre achei que devemos nos impor objetivos "reais", ou seja, se eu fumo todo dia não adianta querer parar de fumar de um dia para o outro porque será praticamente impossivel e isso vai fazer com que me sinta frustrado em não alcançar meu objetivo.
Portanto, devo parar de fumar gradativamente, ate chegar o dia em que não sentirei mais vontade de acender mais nenhum cigarro.
Com a atividade física é a mesma coisa, devemos nos impor objetivos reais como por exemplo começar um programa de treinamento pensando em nossa saúde.
Para os jovens isso pode parecer bobagem, mas não é.O índice de obesidade, hipertensão, diabetes e doenças coronarianas vem crescendo muito nos últimos tempos neste grupo.

Sabemos que a atividade física baixa o índice de colesterol aliado a boa alimentação, sabemos tambem que reduz o peso corporal, diminuindo a porcentagem de gordura corporal e automaticamente diminuindo a pressão sobre as articulações, o risco de desenvolver doenças cardiacas e uma melhora na condiçao cardiorrespiratória.

Portanto, se deixarmos de lado um pouco os objetivos estéticos como afinar a cintura, aumentar gluteos, biceps e peitoral e pensarmos um pouco mais em nossa saúde conseguimos observar que os beneficios esteticos nada mais são do que o resultados de uma saúde bem cuidada.
Por isso devemos começar a pensar em cuidar de dentro pra fora.

O que estão esperando pra começar?

Thiago Arias