domingo, 25 de abril de 2010

Atividade física no combate a hipertensão

Hoje um dos maiores desafios que percebemos nas pessoas é manter-se com o nivel de pressão arterial normal.

Devido ao estresse do dia a dia, alimentação inadequada, hábitos de vida sedentários e até mesmo por fatores genéticos a porcentagem de pessoas que estão adquirindo hipertensão vem crescendo em demasia.
Pelo fato de ser uma doença assintomática a pressão alta só é diagnosticada quando esta em nível muito elevado, por isso recomenda-s estar sempre fazendo um controle da P.A

Hoje em dia existem muitos remédios que ajudam no controle da pressão alta, mas acho que nenhuma tão boa quanto o exercício físico e atitudes preventivas.

A prevenção é uma atitude muito importante tratando-se de pressão arterial, cardiopatias, obesidade e etc...

Quem pratica atividade física mantem a flexibilidade das paredes arteriais evitando o enrijecimento das mesmas e fazendo exercícios nossos músculos produzem certas substancias que dilatam os vasos sanguíneos periféricos, reduzindo a pressão arterial.

Os efeitos dos exercícios físicos bem orientados para hipertensos está tão bem aceito na área médica que ja foram constatados efeitos parecidos em pessoas que tomam remédios vasodilatadores.

O exercício fisico sem dúvida alguma traz inúmeros benefícios para a saúde e nosso corpo, portanto pratique!

Thiago Árias

terça-feira, 20 de abril de 2010

exercícios fisicos e longevidade

Todos devem se perguntar a seguinte questão:

Mas afinal, quem tem hábitos de fazer atividade física com regularidade tem expectativas de uma vida mais longa e saudável?
Hoje em dia, observamos cada vez mais casos de indivíduos ativos que possuem grande virilidade e longevidade, é só analisar os índices de doenças cardiovasculares, hipertensos, diabéticos e câncer em indivíduos ativos e indivíduos sedentários.
O Cemafe (centro de medicina da atividade física e do esporte da universidade federal de São Paulo), possui dados que comprovam a qualidade de vida e longevidade de indivíduos ativos.
Existe um índice que pode ser considerado o principal indicador de saúde e aptidão fisica populacional, que é o consumo máximo de oxigenio.
Em uma amostragem de 300 indivíduos divididos entre sedentarios e ativos regulares de atividade física o consumo de oxigenio é cerca de 40% maior nos individuos treinados em relação aos individuos sedentarios.
Com o passar dos anos essa capacidade de consumo máximo de oxigenio decai, entretanto em individuos que se exercitavam é muito mais lento com a evolução da idade.
Essa diferença com o passar dos anos de torna tão significativa que a aptidão de um individuo treinado de 50 anos pode ser maior do que de um individuo sedentario de 20 anos.
Portanto com base nestes dados podemos afirmar que fazer exercicios regulares prolonga sim a vida e principalmente a juventude mental!
Mexa-se
Thiago Arias
Fonte: Sesc

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Algumas dicas para obter bons resultados na musculação


Todos sabemos que para se obter bons resultados tanto estéticos quanto em relação a saúde e bem estar precisamos aliar exercícios físicos, boa alimentação e repouso.
Dedicação e determinação tambem são pontos fundamentais para obter bons resultados, mas em contrapartida muitas dúvidas surgem e as vezes não sabemos como devemos proceder em alguns casos.

Por isso ai vão algumas dicas para não deixar o treino ir por água abaixo:

  • Controlar o estresse e a ansiedade - Nosso organismo fabrica um hormonio chamado Cortizol, tambem conhecido como o hormonio do estresse e inumeros estudos comprovam que a produção excessiva deste tipo de hormonio prejudica o ganho e massa muscular e tem efeito de catabolismo, ou seja, a perda de massa muscular, fora o incomodo de estar estressado e ansioso com os problemas.
  • Varie os treinos - Procure fazer exercícios ao ar livre tambem, alem de mudar cargas e musculaturas trabalhadas, o exercicio ao ar livre nos proporciona sair da rotina, faça barras,paralelas e corra na praia
  • Mudanças no estilo de vida - Evite mudanças radicais no estilo de vida, comece aos poucos.Primeiro comece praticando alguma atividade fisica, depois aos poucos mude a alimentação, programe mais tempo de lazer no seu dia e alie um ao outro.Mudanças muito radicais as vezes nos deixam mais frustrados e tendem a fazer com que o desanimo tome conta da situação.Por isso lembre-se devagar e sempre!
  • Sem carboidrato, nada feito - A falta de glicose diminui o potencial de hipertrofia do musculo, portanto pra quem acha que para se obter um musculo forte e bonito deva se alimentar somente de proteinas não esta fazendo de forma correta.O carboidrato é fundamental para obtenção de energia.
  • Sonhe mais! - Como falamos anteriormente o Cortizol (hormonio do estresse) é produzido durante o sono e tem picos nesse período, as pessoas que dormem pouco, tem insonia ou dormem mal tem uma grande produção deste hormonio e terão dificuldades para obter bons resultados.Outro hormonio produzido durante a noite é o GH (hormonio do crescimento) ele ajuda na construção muscular, portanto um sono de qualidade é fundamental.
  • Treino aeróbio: quanto mais longo melhor - Quando se fala em perda de peso e redução de medidas o treino aeróbio deve ser mais longo, mas com uma intensidade menor, fazendo com que tenha uma maior perda calórica.
  • Inspiração - Acredito que para se obter sucesso em tudo que façamos na vida é necessário prazer e paixão por aquilo que se faz, quer seja na profissão, na familia ou mesmo em uma atividade física, portanto escolha aquela que te faz bem, aquela que faça com que você acorde e pense que aquele dia você irá dar o melhor de você mesmo, isso faz com que nos sintamos mais vivos e prontos para encarar todos os desafios.

Espero que possa ter ajudado para a escolha da atividade fisica que queiram praticar e desvendar algumas duvidas que tenham em relação a isso.

Qualquer duvida é só entrar em contato

Thiago Arias


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Saiba como manter seu coração sempre sadio e obter longevidade

Recentemente o Cardiologista Donald Lloyd-Jones da American Heart Association realizou uma pesquisa onde se chegou a conclusão que as pessoas,principalmente os homens acima dos 50 anos poderiam viver mais 40 anos tranquilamente sem correr o risco de ter um ataque cardíaco ou mesmo um derrame se cumprissem exatamente estes quesitos:
  • Se o individuo nunca fumou ou largou o cigarro a mais de 1 ano.
  • Sua pressão sanguínea fosse abaixo de 120/80
  • Faz 150 minutos de exercicios moderados ou 75 minutos de atividade fisica vigorosa por semana
  • glicemia menor que 100
  • o colesterol total menor que 200
  • O indice de massa corporal menor que 25
  • Ingere peixes, pouca ingestão de bebidas açucaradas por semana, como por exemplo refrigerantes e sucos prontos para beber, ingere grãos e grande variedade e frutas e verduras.

São dicas de saúde que compreendo que todos conheçam, claro que se um individuo ja estiver com o colesterol elevado, taxa de glicemia tambem elevada necessitara de um acompanhamento médico.

Mas a unica forma de reverter este quadro é seguindo uma alimentação regrada e praticando exercicios físicos, ai sim conseguira regular esse quadro de desiquilibrio.

Portanto, com algumas medidas simples podemos alcançar virilidade, disposição e principalmente muita saúde atraves de habitos de vida saudavel. Pratique!!

Thiago Arias