segunda-feira, 1 de março de 2010

Fit ball - trabalhando com a instabilidade.

A algum tempo temos observado nas academias um numero maior de pessoas fazendo exercícios com as chamadas fit ball ou bola suiça (leva esse nome pelo fato de ter sido criada por la).

A principal função da bola é exatamente trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, quando se trabalha com ela o principal elemento é a instabilidade.
A boa postura e abdomen contraido são necessário para se obter sucesso nos exercícios, o nosso abdomen é o centro de apoio e equilibrio do corpo.

Quando pensamos em exercicios com bolas logo nos vem a imagem na cabeça de uma aula de alongamento e relaxamento, claro que podemos trabalhar essas funções perfeitamente, mas os exercícios de força e com pesos na fit ball são muito eficientes.
É necessário força para trabalhar com ela, os musculos mais profundos tambem são acionados fora equilibrio e coordenação.

No Brasil os esportes com bola fazem muito sucesso, como o voleibol,futebol,basquete,futvolei, portanto o brasileiro ja possui uma intimidade com a bola fazendo com que os exercicios não se tornem tão dificeis.

Os exercicios com a bola nos proporcionam uma series de beneficios como fortalecimento de toda estrutura corporal, coordenação motora, equilibrio, boa postura, além de modificar a rotina de exercícios que para quem pratica diariamente pode se tornar um pouco repetitivo.
Ha uma variedade de exercícios e alongamentos para se realizar com a fit ball alem de relaxamento.

A bola basicamente possui 3 medidas:

- 55cm de diametro - para pessoas com ate 1,70cm
- 65 cm de diametro - para pessoas com ate 1,80cm
- 75cm de diametro - para pessoas acima de 1,80cm

Alem dos exercícios na bola serem mais desafiadores devido a instabilidade com certeza são mais divertidos fazendo com que pessoas de todas as idades possam utilizá-la , o material da bola é macio suportando ate 300 kilos, fazendo assim com que a atividade se torne mais prazerosa.

Para quem não tem tempo ou não quer sair de casa para se exercitar a fit ball é uma ótima opção, alem de ser facil de guardar suas funções são inumeras, outra opção para as pessoas que trabalham muito tempo sentadas e se queixam de dores lombares e musculares.Uma dica: deixe de lado sua cadeira de rodinhas de escritório e adote uma fit ball como cadeira.Ela não possui rodinhas, isso evita que você fique indo e vindo de lugares sem sair da cadeira e evita tambem as rotações de tronco que você faz para pegar objetos e atender telefone.
Outra vantagem, a bola não possui encosto fazendo com que você necessite o tempo todo estar com o abdomen contraido e a postura ereta, reeducando a postura e fortalecendo o abdomen e evitando dores musculares e problemas de coluna.

Bom, acho que conseguimos esclarecer mais ou menos como funciona a fit ball e as vantagens que ela proporciona.

Ate mais

Thiago Arias