sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Atividade física X postura inadequada


Muitos profissionais de diversas áreas trabalham com uma postura inadequada e vem enfrentando sérios problemas ao longo do tempo.
Muitos trabalham sentados e com muita tensão principalmente nos braços,coluna cervical ,trapézio e pescoço como é o caso de dentistas e médicos que as vezes operam durante horas em pé e outras que precisam ficar horas em uma mesma posição.
Isso tudo sobrecarrega demais essas áreas que chamamos de pontos de tensão.
Devido a isso a Ginástica Laboral vem ganhando um grande espaço dentro de empresas privadas e públicas onde a demanda de funcionários é muito grande e geralmente trabalham com linhas de produção.
Tantos para os trabalhadores braçais quanto para o profissional que trabalha dentro de um escritório o alongamento e a ginástica em si são de suma importância para evitar a L.E.R (Lesão por esforço repetitivo), o encurtamento muscular e em questão disso diminuir o número de atestados médicos por afastamento e licença.
É um otimo negócio para a empresa, pois evita que seus funcionários se afastem devido a lesões, mantem uma boa harmonia entre funcionários devido a G.L ser em grupos e as vezes existirem atividades coletivas onde os funcionarios interagem entre si e faz com que todos se mantenham ativos.
Para o funcionário tambem é ótimo devido saber que esta praticando uma atividade que esta fazendo bem para o seu corpo, não precisará se afastar por lesões e conseguira realizar suas atividades profissionais e pessoais com mais disposição e precisão.
Para os profissionais que não possuem o serviço de G.L em sua empresa ou que trabalha como autonômo o grande segredo é manter sempre uma postura correta enquanto estiver sentado,mantenha o abdomen contraído sempre que puder, evite usar a cadeira de rodinhas do escritorio para apanhar objetos ou se locomover, isso faz com que possamos dar um mal jeito ou mesmo desenvolver hérnias de disco em nossa coluna, faça intervaldo de 5 a 8 minutos de 2 a 3 vezes por dia para alongar e relaxar os musculos mais utilizados em sua atividade.
Com essas pequenas mudanças os efeitos positivos serão grandes!!
Portanto não deixa pra ccomeçar na segunda, mão a obra!!!!
Abraços
Thiago Árias